Legislação da segurança automóvel - 2017

Legislação da segurança automóvel - 2017

R44/044: proibição de uso de assentos elevatórios para crianças <125 cm a partir de Janeiro 2017

De futuro, as crianças com menos de 125 cm não poderão utilizar cadeiras sem encosto (assentos elevatórios). Como primeiro passo importante nesse sentido, a legislação existente R44 mudará em Janeiro de 2017 de forma a que os novos assentos elevatórios desenvolvidos sem encosto sejam apenas permitidos a crianças acima dos 125 cm. Os modelos mais antigos sem encosto para crianças abaixo dos 125 cm continuarão a estar disponíveis no mercado, mas apenas por um tempo determinado.

Isto implica que todas as crianças abaixo dos 125 cm devem usar uma cadeira-auto adequada, para sua melhor protecção.

Uma cadeira-auto adequada assegura uma melhor fixação do cinto sobre os ombros e uma maior protecção em caso de impacto. Este é um argumento muito importante visto que outros dispositivos de segurança automóvel (tais como cintos de segurança automóvel ou airbags de cortina) não são normalmente desenvolvidos para crianças abaixo dos 125 cm.

A BabyCool acredita realmente que as crianças acima dos 15 kg, que corresponde a cerca de 105 cm, não estão suficientemente protegidas quando utilizam apenas um assento elevatório. Por isso, recomendamos vivamente que utilizem uma cadeira-auto adequada até pelo menos os 125 cm ou 22 kg.